O que é Design Responsivo? | Pivot Blog
O que é Design Responsivo? | Pivot Blog
1984
single,single-post,postid-1984,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1,wpb-js-composer js-comp-ver-4.5.3,vc_responsive
 

O que é design responsivo?

O que é design responsivo?

08/07/14 O que é design responsivo?

O web design responsivo permite que um site se adapte a qualquer dispositivo, não importa o tamanho da tela.

Continuamos a utilizar muito o computador, mas estamos cada vez mais conectados a internet via celulares e tablets.

Tudo aqui, na palma da mão, assim como previam as ficções científicas. Com a conexão móvel (3G/4G) cada vez melhor, estamos mais velozes e gastamos menos ao utilizar a internet na rua para pesquisas rápidas ou socializar através das redes sociais.

De acordo com a CETIC.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), o acesso a internet pelo celular cresceu 106% em dois anos. Em 2013, ultrapassamos o número de 52 milhões de brasileiros que utilizam a internet através do celular. E isto é extremamente significativo!

Quando pensamos no design voltado para a web, precisamos nos desvincular do suporte impresso e compreender que os meios digitais têm tamanhos diferentes e imprevisíveis!

Projetar um site apenas para computador acaba por excluir um número considerável de visitantes que irá acessa-lo através do celular ou tablets, como sugere a pesquisa.

O design responsivo ou responsive design, aparece para suprir esta necessidade: um site único que possa ser visualizado em todos os dispositivos, não importa o tamanho da tela.

Este modelo de trabalho permite criar diferentes estilos para o site, que ao ser redimensionado, se reorganiza, dando lugar pra os novos módulos daquele novo tamanho de tela.

Faça um teste. Aumente ou diminua a tela do seu navegador. Você verá que este site se adequará a nova tela, o que, na prática, é como acessa-lo de um celular ou tablet. Repare que a coluna da esquerda, ao diminuir a largura da tela, cai para o final do site, de forma que o que é mais importante – o conteúdo que você está lendo agora – fique evidente em uma tela menor, como a de um celular.

Leia também

Design Responsivo na prática

Exemplo de site com design responsivo: Equus