Como escrever conteúdos para um blog

escrever conteúdo

Em primeiro lugar, uma isenção de responsabilidade – todo o processo de escrever uma postagem de blog geralmente leva mais do que algumas horas, mesmo que você possa digitar oitenta palavras por minuto e suas habilidades de escrita sejam afiadas. Desde a semente da ideia até finalmente clicar em “Publicar”, você pode passar vários dias ou talvez até uma semana “escrevendo” uma postagem no blog, mas é importante gastar essas horas vitais planejando sua postagem e até mesmo pensando nela (sim, pensar conta como trabalhar (se você for um blogueiro) antes de realmente escrevê-lo.

escrever conteúdo

Muito antes de se sentar para colocar a caneta digital no papel, você precisa ter certeza de que tem tudo o que precisa para sentar e escrever. Muitos novos blogueiros negligenciam o processo de planejamento e, embora você possa evitar pular o estágio de planejamento, fazer sua lição de casa vai realmente economizar tempo no futuro e ajudá-lo a desenvolver bons hábitos de blog, e não importa o assunto fazendo um estudo antes você consegue escrever sobre carros ou ate mesmo sobre o nome do elenco de riverdale, por isso o estudo é essencial.

Escolha um tópico de seu interesse

Há uma velha máxima que afirma: “Não é divertido para o escritor, não é divertido para o leitor”. Não importa em qual setor você esteja trabalhando, como um blogueiro, você deve viver e morrer de acordo com essa afirmação.

Antes de realizar qualquer uma das etapas a seguir, certifique-se de escolher um tópico que realmente lhe interesse. Nada – e eu quero dizer NADA – matará um post de blog com mais eficácia do que a falta de entusiasmo do escritor. Você pode dizer quando um escritor está entediado com o assunto, e é tão constrangedor que chega a ser um pouco embaraçoso.

Já posso ouvir suas objeções. “Mas Dan, eu tenho um blog para uma empresa de fabricação de caixas de papelão.” Eu sinto sua dor, realmente sinto. Durante o curso de minha carreira, escrevi conteúdo para dezenas de clientes em alguns setores menos emocionantes (como conformidade regulatória financeira e habitação corporativa), mas a marca registrada de um blogueiro profissional é a capacidade de escrever bem sobre qualquer tópico, não importa o quão seco possa ser. Blogar é muito mais fácil, no entanto, se você conseguir reunir pelo menos um pouco de entusiasmo pelo tópico em questão.

Você também precisa ser capaz de aceitar que nem todos os postes farão seu motor funcionar. Algumas postagens parecerão uma tarefa árdua, mas se você tiver controle editorial sobre o que escreve, escolha tópicos que gostaria de ler – mesmo que se refiram a nichos de mercado. Quanto mais animado você estiver com o seu tópico, mais entusiasmados seus leitores ficarão quando o lerem.

Se você está realmente desesperado por inspiração, verifique nossa lista de oito geradores de tópicos de blogs para começar.

Escreva um esboço para sua postagem

Grandes postagens de blog não acontecem simplesmente. Mesmo os melhores blogueiros precisam de uma ideia aproximada para mantê-los no caminho certo. É aqui que entram os contornos.

escrever conteúdo

Um esboço não precisa ser longo, ou mesmo detalhado – é apenas um guia aproximado para garantir que você não divague sobre algo tangencial ao seu tópico.

Por exemplo, este é o esboço desta postagem que enviei ao meu editor antes de começar a trabalhar:

Introdução

[Resumo rápido explicando o que a postagem do blog cobrirá]

Seção 1 – Planejando uma postagem no blog

– Coisas que os blogueiros devem fazer antes de colocar a caneta no papel – delinear, pesquisar etc.

Seção 2 – Escrevendo uma postagem no blog

– Dicas sobre como se concentrar na escrita, dicas de produtividade para blogueiros

Seção 3 – Reescrevendo / editando uma postagem no blog

– Técnicas de autoedição, coisas a serem observadas, erros comuns de blog

Seção 4 – Otimizando uma postagem no blog

– Como otimizar uma postagem de blog para SEO na página, compartilhamento / engajamento social, etc.

Seção 5 – Conclusão

– Embrulhar

O objetivo deste esboço é ter certeza de que sei o que pretendo cobrir, em que ordem as várias seções aparecerão e alguns detalhes básicos do que cada seção incluirá.

Os contornos mantêm você honesto. Eles evitam que você se entregue a metáforas mal elaboradas sobre dirigir e o mantêm focado na estrutura geral de sua postagem. Às vezes escrevo um esboço mais completo (e às vezes nem me preocupo com nenhum), mas na maioria das vezes, algo como o esboço acima é perfeitamente aceitável.

Quer você escreva seu esboço em seu processador de texto, em um pedaço de papel ou mesmo rabisque em um guardanapo de bar, faça o que funcionar para você para mantê-lo focado.

Faça sua pesquisa

Um dos maiores segredos que os blogueiros profissionais (inclusive eu) não quero que você saiba é que na verdade não sabemos tudo. Verdade seja dita, às vezes não sabemos nada sobre um assunto antes de nos sentarmos para escrever sobre ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *