Como usar o SEO em sua loja virtual

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Apesar do fato de que o SEO tem o ROI mais alto de qualquer campanha de marketing de comércio eletrônico, a maioria das lojas online são montadas com pouca ou nenhuma consideração dos mecanismos de pesquisa.

Em vez disso, contamos com a mídia social ou anúncios pagos. Que são ótimos e tudo, mas exigem um esforço constante e fluxo de renda.

O SEO, por outro lado, exige apenas esforço inicial – uma vez que você classifica, você praticamente faz vendas no piloto automático, sem despesas recorrentes.

É uma simplificação, é claro. Mas a ideia não faz você babar?

Tráfego gratuito, recorrente e de alta conversão. É isso que você está prestes a aprender como conseguir.

Pegue um café, tranque a porta e acomode-se … é hora de aprender SEO de comércio eletrônico.

Táticas-chave a serem incluídas em sua estratégia de SEO para comércio eletrônico

Como se trata de uma besta de 9.000 palavras, você provavelmente vai querer pegar uma seção de cada vez. Para ajudá-lo a navegar, aqui estão os tópicos que iremos cobrir.

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A melhor estratégia de SEO para comércio eletrônico inclui:

  • Pesquisa de palavras-chave para encontrar os tipos de palavras-chave que os clientes estão pesquisando.
  • Arquitetura do site com base em sua pesquisa de palavras-chave.
  • On-Page SEO através da otimização estratégica de palavras-chave em meta tags e conteúdo.
  • SEO técnico para ajudar a garantir que os mecanismos de pesquisa possam rastrear seu site com eficiência.
  • SEO local para ajudar a direcionar o tráfego orgânico local (se você tiver um tijolo e argamassa).
  • Marketing de conteúdo para atrair visitantes orgânicos adicionais.
  • Link Building para ajudar a melhorar a autoridade do seu site.
  • Medindo o sucesso de SEO com ferramentas como Google Analytics e Ahrefs.

Vamos começar!

O que é SEO e por que você deve se preocupar?

Search Engine Optimization (SEO) é a arte científica de otimizar seu site em torno de palavras-chave específicas para obter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa, como o Google.

Eu digo arte científica porque, embora muito se saiba sobre os aspectos técnicos de SEO , há uma experiência do usuário criativa e um lado do design também.

Mas otimizar seu site, não importa se você vende fone bluetooth ou carregador de celular, em última análise, significa uma coisa: criar o melhor resultado possível para sua palavra-chave alvo.

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O objetivo do Google é classificar os resultados de pesquisa que respondem a todas as perguntas do usuário tão bem que eles não precisam retornar ao Google para obter outra resposta.

Então, como você faz isso?

  • Revele as respostas mais completas para a mais ampla gama de perguntas sobre o tópico.
  • Use melhores imagens, vídeos ou exemplos para explicar seus pontos.
  • Fornece uma melhor experiência do usuário por meio de um site mais rápido, uma melhor experiência móvel, uma interface mais intuitiva, etc.
  • Faça as pessoas falarem (e criarem links) para você.

Um estudo da Outbrain mostra que a pesquisa é o principal impulsionador do tráfego para sites de conteúdo, superando as mídias sociais em mais de 300%.

Além disso, um estudo da SEMrush examinando 13 verticais de comércio eletrônico descobriu que 5 (música, livros, móveis, casa e jardim, eletrônicos) eram dominados pela pesquisa orgânica, e para todos os 13 orgânicos e diretos eram responsáveis ​​por 80% de todo o tráfego.

Fontes de tráfego do site de comércio eletrônico via SEMrush

Para o comércio eletrônico, isso significa escrever descrições completas e vívidas do produto com belas fotografias atraentes e muitas análises para ajudar os visitantes a tomar decisões de compra.

Também significa tornar mais fácil para os visitantes comprarem, tornando os botões grandes o suficiente, mantendo seu site livre de falhas e mostrando prova social de seus melhores produtos.

Nos resultados da pesquisa, o Google exibe alguns anúncios e, em seguida, eles mostram as listagens orgânicas. A maioria dos cliques, no entanto, vai para resultados orgânicos. (Claro, isso varia de acordo com o número de anúncios e a palavra-chave, mas na maioria das vezes é verdadeiro.)

E como ~ 95% das pessoas não vão além da primeira página , chegar ao topo da linha é a única maneira de obter resultados reais. (Novamente, isso varia, mas na maioria das vezes é verdadeiro.)

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Agora vamos fazer algumas contas.

A palavra-chave “presentes do Dachshund” recebe cerca de 11.000 pesquisas por mês em média, de acordo com o Ahrefs (uma ferramenta que você aprenderá em uma seção posterior). Supondo que 35% desses cliques vão para o primeiro resultado (a média das palavras-chave), a classificação em primeiro lugar para essa palavra-chave renderia 3.850 cliques.

Agora, vamos supor que você tenha uma taxa de conversão de 10% (muito baixa para uma palavra-chave de alta intenção do comprador; mais sobre a intenção do comprador na seção de pesquisa ).

A classificação # 1 para essa palavra-chave resultaria em 385 vendas extras por mês!

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